Biografia

Richtel, Matt

Matt Richtel é jornalista do The New York Times. Recebeu um Pulitzer de Reportagem Nacional por sua série de artigos sobre distrações ao volante, que se tornou o livro A Deadly Wandering, best-seller do The New York Times, que conta a história de um acidente de carro fatal.
A obra foi classificada como Melhor Livro do Ano pelo San Francisco Chronicle, Christian Science Monitor, Kirkus Reviews, Winnipeg Free Press e pela Amazon.
Richtel já apareceu no Fresh Air, da npr, no pbs NewsHour e em inúmeros outros programas de televisão.
Ele mora em São Francisco, Califórnia.

Livros de Richtel, Matt

Imune

Um paciente com câncer terminal consegue recuperar sua vida. Um talentoso médico desafia o HIV.
Duas mulheres com doenças autoimunes descobrem que seus corpos se viraram contra elas. Imune entrelaça de maneira única essas histórias com o desejo e os esforços da humanidade para desvendar os mistérios da saúde e da doença, lançando nova luz sobre o sistema imunológico.
O sistema imunológico é a linha essencial de defesa do corpo, um guardião vigilante que enfrenta doenças e cura feridas, mantendo a ordem e o equilíbrio para que possamos continuar vivos. Suas legiões de soldados microscópicos — das células T até as “exterminadoras naturais” — patrulham nosso corpo, passando informações por uma rede quase instantânea de comunicação.
Com o decorrer dos milênios, ele foi aperfeiçoado pela evolução para encarar um número praticamente infinito de ameaças. Apesar de toda a complexidade impressionante, o sistema imunológico pode ser danificado por cansaço, estresse, toxinas, idade avançada e nutrição pobre — características quase indispensáveis da vida moderna — e até mesmo por excesso de higiene.
Paradoxalmente, é uma arma magnífica mas frágil, que pode se voltar contra o próprio corpo com resultados alarmantes, levando desordens autoimunes a níveis epidêmicos.
De maneira clara e fácil, Richtel guia seus leitores em uma investigação científica que vai da Peste Negra, passando por importantes descobertas do século XX, como vacinas e antibióticos, até os laboratórios de tecnologia de ponta que estão revolucionando a imunologia — talvez a história mais extraordinária e significativa da medicina de nossa época. Imune torna acessível revelações sobre imunoterapia para o tratamento de câncer, microbiomas e autoimunologia que estão mudando milhões de vidas, além de capturar em detalhes como estas terapias poderosas, junto com nosso comportamento e ambiente, interagem com o sistema imunológico, muitas vezes com consequências positivas, mas sempre com o risco de causar um desequilíbrio desastroso.
Fazendo uso de sua experiência como jornalista do The New York Times e entrevistando dezenas de cientistas renomados mundialmente, Matt Richtel produziu um livro notável: tanto uma investigação dos enigmas profundos da sobrevivência quanto uma reportagem incrivelmente humana sobre a vida a partir do ponto de vista de seus quatro personagens principais, cada um contribuindo com um detalhe essencial de nosso sistema de defesa.

R$59,90