Biografia

Versignassi, Alexandre

Alexandre Versignassi é jornalista e diretor de redação da revista Superinteressante. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 2012, por este livro, e ganhou quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. É responsável por centenas de reportagens de divulgação científica, produzidas ao longo de mais de vinte anos de carreira. Nesta obra, ele busca aplicar o maior preceito do bom jornalismo científico ao universo da economia: desembaraçar assuntos intrincados e apresentá-los sempre de forma clara, acessível, gostosa de ler.

Livros de Versignassi, Alexandre

Crash

Dinheiro é um mecanismo engenhoso: permite que a manicure compre pão sem ter de fazer as unhas do padeiro. Sim, se você prestar atenção, vai ver que notas, moedas e os números que aparecem no saldo da sua conta são entidades abstratas, quase mágicas. Elas são feitas de tempo. Ao receber dinheiro de alguém, você está ganhando partículas do tempo que esse alguém dedicou a outra tarefa, para outra pessoa. Genial.
Mas o que o dinheiro tem de brilhante a economia tem de insana. Na Roma Antiga, inventaram um congelamento de preços desastroso – no Brasil também. Na Holanda do século 17, uma bolha especulativa fez com que uma flor valesse o preço de uma casa. Em 2017, meia dúzia de bitcoins compravam um apartamento.
Crash faz um passeio por 12 mil anos de civilização e traça paralelos entre o passado e o presente para explicar como funcionam as moedas, a inflação, o câmbio, o indo e vindo infinito de euforia e depressão na economia. E não menos importante: decifra o universo das ações, das criptomoedas, do Tesouro Direto, dos fundos de investimento. Também elucida as estratégias dos grandes investidores e as picaretagens dos aproveitadores.
Com este livro, que chega à sua terceira versão, revista e atualizada para a realidade da terceira década do século 21, você vai entender como a história, a psicologia e até a biologia explicam a saga do dinheiro. E saber melhor o que fazer com o seu.

R$44,90