Clássicos do mistério: o que é e em quais livros você encontra os “detetives de poltrona”?

Clássicos do mistério: o que é e em quais livros você encontra os “detetives de poltrona”?

Os livros clássicos de mistérios estão recheados de um vocabulário peculiar – os graduados em romances policiais descobrem diversos termos que definem essas narrativas: como whoddunnit, cozy crime, crime de quarto fechado e detetive de poltrona, ou armchair detective.

O que são detetives de poltrona? 

Dentre todas essas nomenclaturas, uma se destaca pela sua perspicácia: quem são os detetives de poltrona? Onde vivem? O que comem? Qual o modus operandi? Como solucionam crimes?  

Vamos explicar: os detetives de poltrona são aqueles que solucionam crimes à distância, sem visitar as cenas em que o delito aconteceu ou interrogar os suspeitos. Ao invés de ir de encontro com as cenas do crime, os detetives de poltrona descobrem os casos através dos jornais ou recontados por terceiros, do conforto de casa.  

É nesse formato que O homem da casa de chá está inserido, um dos primeiros livros clássicos de mistério que conta com um detetive de poltrona. Em nova edição do Clube do Crime, o livro apresenta vinte contos clássicos da Baronesa Emma Orczy, com posfácio do jornalista e escritor Ivan Mizanzuk. 

Capa do clássico de mistério O homem da casa de chá

Conheça o clássico de mistério O homem da casa de chá  

Quando um homem desconhecido se sentou à mesa da jornalista Polly Burton em uma casa de chá, ela não esperava ouvir comentários ácidos sobre os crimes que abalam a sociedade e estampam os jornais. Mas, juntos, os dois passam a revisitar cada um deles, desde assassinatos infames a usurpadores charmosos, e de trapaças brilhantes a esquemas de manipulação fatais. 

Ambientado nas ruas de Londres cobertas por densa neblina, detalhes de crimes curiosos preenchem as páginas deste clássico, com vinte contos da Baronesa Emma Orczy narrados por um dos primeiros “detetives de poltrona” da literatura, o homem da casa de chá. 

Conheça Baronesa Emma Orczy, autora clássica de livros de mistério 

A autora Baronesa Orczy

Nasceu na Hungria e foi uma escritora de livros de mistério, mais conhecida pela série de livros Pimpinela Escarlate. O homem da casa de chá foi um de seus primeiros detetives criados em resposta ao sucesso das histórias de Sherlock Holmes. Inicialmente veiculado em revistas, as histórias desta coleção foram publicadas em formato de livro por volta de 1908, e têm sido adaptadas para rádio, TV e cinema desde então.

Conheça o Clube do Crime 

O Clube do Crime é uma coleção que resgata livros clássicos do mistério. A coletânea traz nomes de autores do gênero de mistério e suspense que inspiraram grandes figuras, como Agatha Christie – a Rainha do Crime –, e aqueles inspirados por ela.

A cada dois meses, a editora HarperCollins lança um novo livro do Clube do Crime. O homem da casa de chá é o sétimo lançamento da coleção. 



Voltar Ao Topo