Guia de leitura: Fique Comigo

Guia de leitura: Fique Comigo

Introdução

Quando se conhecem na universidade, Yejide e Akin concordam com um
relacionamento monogâmico, o que nem sempre acontece de acordo
com as tradições nigerianas. Quatro anos depois, o casal ainda não tem
um filho, o que faz com que Akin, pressionado por sua família, aceite uma segunda esposa, Funmi.

Desesperada de ciúmes e furiosa por Akin ter cedido à pressão familiar, Yejide decide que a única maneira de seguir sua vida é ter um filho, dando início a uma missão que terá efeitos profundos sobre seu casamento e a vida de todos os envolvidos. Quando finalmente consegue, precisa enfrentar uma dor que desconhecia.

O conflito entre a modernidade e as tradições sociais, entre o novo e a herança cultural, ecoa nas tragédias e nos sofrimentos do casal e de seus familiares, nas expectativas sobre a vida e frustrações de cada um.

O romance de estreia de Ayòbámi Adébáyò acompanha 25 anos de turbulências políticas e sociais na Nigéria, um pano de fundo que ecoa as dificuldades nas vidas de Yejide e Akin, uma história com reviravoltas surpreendentes que conjuga amor, perda, quebra de limites e busca por redenção.

Sobre o autor

Ayòbámi Adébáyò nasceu em Lagos, na Nigéria, em 1988. Estudou literatura na universidade Obafemi Awolowo e completou um mestrado em escrita criativa na universidade East Anglia, na Inglaterra. Fique comigo, seu livro de estreia, a colocou entre os principais nomes da literatura nigeriana e venceu o prêmio 9Mobile em 2019. A autora participou da edição da Festa Literária Internacional de Paraty no mesmo ano.

 

Questões para discussão:

1. No começo de Fique comigo, o leitor é apresentado ao conflito central da vida de Yejide e Akin: a infertilidade. Qual é o peso da expectativa colocada pela família e pela comunidade sobre Yejide, e de que maneira essa expectativa difere da colocada sobre Akin?

2. Como você avalia que as pressões sociais para Yejide se tornar mãe afetam a personagem, antes e depois de ela descobrir que não será mais a única esposa de Akin? Como o trauma psicológico que acompanha sua jorna- da pesa sobre ela ao longo do livro?

3. Considerando a unidade familiar como força social na obra, como as opiniões dos familiares de Akin influenciam as decisões dele? De que forma ele obedece e ao mesmo tempo desafia os desejos de sua família?

4. A tensão entre a modernidade e o pensa- mento tradicional está no centro de Fique comigo. Como o acordo inicial de monogamia de Yejide e Akin entra em conflito com a atitude social predominante, e como isso cria tensão no desenrolar da história?

5. Considere a identidade de “mãe” e como o entendimento desse papel muda para Yejide ao longo do romance. Como a história da morte da mãe dela influencia sua visão de mundo e perspectiva sobre a família? Discuta o relacionamento que Yejide teve com as outras esposas de seu pai. Qual mulher em sua vida, se existe, dá a ela a compreensão de um relacionamento amoroso entre mãe e filha? Quando ela se torna mãe, como sua autoimagem muda?

6. O fundo político do livro tem uma importância maior para a história do que se percebe à primeira vista. Como a instabilidade do governo abala a saúde e a felicidade de Yejide e sua família? Como a reviravolta política reflete a confusão emocional do casal?

7.Discuta o processo de luto descrito em Fi- que comigo. Como a comunidade responde ao luto de Yejide por seu primeiro filho, em comparação a o segundo? Discuta a reação dos que cercam Yejide em relação à depressão que ela enfrenta.

8. A morte de Funmi é uma das maiores das muitas reviravoltas da trama. Você acha que ela foi intencional? Esperava esse final para a personagem? O que, na sua opinião, o acontecimento diz sobre a maneira como Akin luta contra ameaças à sua masculinidade ao longo do romance?

9. Akin e o irmão sempre competiram, disputando o posto de filho favorito, mas não apenas isso. Depois da briga, como o relacionamento deles muda? Acha que Dotun tinha sentimentos românticos verdadeiros por Yejide?

10. Como você se sentiu em relação à maneira como Akin esconde de Yejide informações essenciais para ela entender a dificuldade deles de engravidar? Por que motivo você acredita que ele omitiu a verdade? Na sua avaliação, o amor que Akin sente por ela pode de alguma maneira ser questionado, pensando na forma como ele a deixou no escuro e se sentindo culpada? Em retrospecto e sabendo dessa informação, isso interfere na maneira como você viu o relacionamento dos dois no começo?

11. Yejide era uma jovem com formação universitária, bem informada, porém não tinha conhecimento para entender por que nunca poderia ter engravidado de Akin. Como foi para você descobrir o verdadeiro problema? Você acredita que esse tipo de situação tenha a ver com a sociedade nigeriana, ou consegue imaginar algo similar acontecendo no Brasil? O que isso diz sobre o mundo em que vivemos?

12. Compare a história de ninar que Yejide conta aos seus filhos com a lenda que Akin conta a Rotimi enquanto ela cresce. O que elas revelam sobre as visões de mundo de cada um deles, e que lições essas histórias passam?

13. Discuta o encontro de Yejide com Rotimi. Você se surpreendeu com a revela- ção? Como interpreta a insistência de Timi em chamar Yejide de “Moomi”?



Voltar Ao Topo