Leila Slimani lança relato autobiográfico pela HarperCollins

Leila Slimani lança relato autobiográfico pela HarperCollins

Aclamado pela crítica, O perfume das flores à noite, da escritora, jornalista e diplomata francesa Leila Slimani, será lançado pela editora HarperCollins em fevereiro. O livro é um relato autobiográfico, em que acompanha os pensamentos da autora ao longo de uma noite, quando ela recebe um convite inusitado: passar uma noite num museu em Veneza.

Embalada pelo perfume das damas-da-noite, Slimani reflete em sua obra sobre o silêncio, a solidão e o sacrifício da escrita.

Considerada uma grande voz da literatura europeia, Leila Slimani é vencedora do Prix Goncourt, um dos maiores prêmios literários da França. Em 2017, ela foi escolhida pelo presidente Emmanuel Macron como sua representante na Organização Internacional da Francofonia, para promover a língua francesa e a diversidade cultural pelo mundo.

Além de O perfume das flores à noite, também escreveu outras obras como Canção de ninar e No jardim do Ogro. Em 2018, Leila Slimani foi uma das autoras convidadas para a Festa Literária Internacional de Paraty.

 

A nova edição de Leila Slimani: conheça mais detalhes sobre seu relato autobiográfico “O perfume das flores à noite”

Livro de relato autobiográfico de Leila Slimani

Como uma escritora que pensa que “toda a verdadeira audácia vem de dentro”, Leïla Slimani não gosta de sair de casa e prefere a solidão à distração. Por que, então, ela aceitaria a proposta de passar uma noite em claro para ir ao museu Pointe de la Douane, em Veneza, para visitar coleções de arte da Fundação Pinault?

Diante desta “impossibilidade”, com uma arte sutil de digressão na noite veneziana, Leila fala ao leitor sobre si mesma, e passeia entre diversos outros tópicos: o confinamento, movimento, a viagem, intimidade, identidade; entre Oriente e o Ocidente, navega e rema, escrevendo sobre Veneza na Pointe de la Douane, sobre como a cidade sustentada por palafitas é dedicada à destruição e à beleza.

É uma confissão discreta, na qual a autora também fala do pai que já esteve preso. Mas esta é uma confissão modesta, que nunca enfatiza; é leve, séria, sempre em seu devido lugar.

O perfume das flores à noite é um livro intenso sobre o desaparecimento da beleza e, portanto, sobre a urgência de desfrutá-la o quanto antes; e sobre o esplendor do efêmero.

 

Quem é Leila Slimani?

Leïla Slimani é a primeira mulher marroquina a vencer um dos prêmios literários mais prestigiados da França, o Prix Goncourt, com seu livro Canção de Ninar. Jornalista e ativista pelos direitos humanos e das mulheres, a autora nasceu em 1981 no Rabat, em Marrocos. Hoje ela vive em Lisboa, Portugal.



Voltar Ao Topo