PNLD 2021

Profissionais da educação, convidamos vocês a conhecerem as nossas obras literárias para o PNLD 2021! Para muitos alunos, a escola é uma porta de entrada ao universo da literatura e com os livros aprovados da HarperCollins eles poderão se aventurar em histórias fantásticas, debater questões sociais e de identidade cultural.

PNLD 2021: obras literárias para o Ensino Médio

Livro O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, autor da série O Senhor dos Anéis

O Hobbit

Código: 0117L21603

Considerado o "mestre da literatura fantástica", J.R.R. Tolkien era doutor em Letras e Filologia e recebeu o título de doutor honorário em Letras pela Universidade de Oxford. Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas nas obras mundiais de fantasia. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua conquistando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infanto-juvenil de todos os tempos.

Icone Leia um Trecho Icone Manual do Professor Icone Material Audiovisual
Livro O Reformatório Nickel, de Colson Whitehead

O Reformatório Nickel

Código: 0128L21603

Com fortes denúncias ao racismo, a obra é baseada em um dos piores estabelecimentos correcionais da história dos Estados Unidos, que funcionou por mais de um século na Califórnia e acabou com a vida de centenas de meninos negros. O livro é uma narrativa devastadora que conta a história de Elwood Curtis, um menino negro que é enviado injustamente para o reformatório Nickel. Obrigado a lidar com abusos diários, ele tem seus ideais colocados à prova e precisa entender se é quem realmente pensa ou aquilo que as pessoas dizem.

Icone Leia um Trecho Icone Manual do Professor Icone Material Audiovisual
Livros Mulheres e Deusas

Mulheres e Deusas

Código: 0124L1613

O livro analisa povos ao redor do mundo partindo das histórias de figuras míticas femininas, que revelam muito sobre as divisões de gênero na sociedade. Mulheres e deusas explora a atualidade dos mitos para tentar compreender um pouco mais quem somos e como nossa sociedade se formou. Por meio dos arquétipos, podemos levantar questionamentos sobre mundo contemporâneo, como as noções de sexualidade, casamento, beleza e trabalho. A obra revisita a realidade com um olhar feminino e mostra o que as divindades ensinam sobre ser e se tornar mulher.

Icone Leia um Trecho Icone Manual do Professor Icone Material Audiovisual
Livro Identidade, que deu origem à série da Netflix

Identidade

Código: 0069L21603

Uma história atemporal sobre colorismo, a obra traz um retrato da sociedade americana nos anos 1920 e discute não apenas a questão de raça, mas também de classe e gênero. Irene e Claire, americanas de classe alta, não se viam desde a adolescência. As amigas de infância cresceram em uma vizinhança negra e se reencontram anos depois em um bar em Chicago. As duas têm uma coisa em comum: são mulheres negras de pele clara que podem ser passar por brancas. Mas elas descobrem que suas escolhas a fizeram levar vidas muito diferentes.

Icone Leia um Trecho Icone Manual do Professor Icone Material Audiovisual
HQ La dansarina, a história da pandemia da peste espanhola

La Dansarina

Código: 0061L21612

La Dansarina é uma história de ficção que representa inúmeras histórias reais ocorridas no Brasil e no mundo em 1918, durante a crise da gripe espanhola, mas que poderiam muito bem ter ocorrido em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus. Embora esta premiada história em quadrinhos tenha sido publicada pela primeira vez em 2015, é impossível não encontrar semelhanças entre a sociedade em que vive Pedro, o protagonista, e a em que vivemos hoje: uma sociedade, que, em pouco tempo, começa a se ver dizimada pela força letal de um vírus invisível.

Icone Leia um Trecho Icone Manual do Professor Icone Material Audiovisual
Livro Orgulho, de Ibi Zoboi

Orgulho

Código: 0133L21603

Adaptação contemporânea de Orgulho e preconceito por Ibi Zoboi, uma autora haitiano-americano que habilidosamente equilibra identidade cultural, classe e gentrificação com a mágica do primeiro amor em sua vibrante versão do amado romance. Com a preocupação de não passar para a faculdade que deseja, o surgimento de um novo romance e os comentários constantes das irmãs, Zuri, uma menina do Brooklyn, vai fazer o possível para encontrar seu lugar no mundo em que nasceu e cresceu, mas cuja identidade está escapando por entre seus dedos.

Icone Leia um Trecho Icone Manual do Professor Icone Material Audiovisual
Livro Os Sinos da Agonia

Os Sinos da Agonia

Código: 0094L21603

Com pontos de vistas dinâmicos, o livro é uma recriação do mito grego de Fedra e Hipólito, no qual a mulher se apaixona pelo próprio enteado, em Vila Rica, Minas Gerais, no fim do século XVIII. Mas a jovem logo percebe que a sua busca pela felicidade pode se transformar numa verdadeira tragédia. Neste romance de Autran Dourado, um dos mais importantes escritores brasileiros, a alternância de vozes, somada ao uso de técnicas narrativas como fluxo de consciência e flashbacks, leva o leitor aos mais variados questionamentos sobre o que é verdade, sobre destino e sobre desejos.

Icone Leia um Trecho Icone Manual do Professor Icone Material Audiovisual

Quer receber o que há de mais atual para inovar na sala de aula com conteúdos exclusivos? Inscreva-se e receba nossos conteúdos por email

Ao cadastrar o seu email, você concorda em receber comunicações e informativos da HarperCollins Brasil de cunho promocional (tais como notícias, ofertas exclusivas, lançamentos etc.). Você poderá se desinscrever a qualquer momento que desejar. Qualquer dúvida, leia os nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Voltar Ao Topo